SONIDO EXTREMO
SÍNTESE – 15º CICLO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA DA GUARDA
O Ensemble Sonido Extremo é um grupo de músicos comprometidos com a divulgação da cultura e da arte através da música. O grupo define a sua atividade a partir da reflexão sobre as múltiplas linguagens do feito musical que coexistem em nosso tempo. As suas preocupações centram-se também nesta pluralidade, e na combinação de linguagens de diferentes épocas em torno de conceitos ou ideias que unem as obras, propondo um itinerário de escuta.
Desde a sua criação (2009) actuaram em alguns dos ciclos mais importantes desta área: Ciclo Fundação BBVA em Bilbao, Ciclo CNDM 20/21, Quinzena Musical Donostiarra, Festival de Música Contemporânea Três Cantos, Festival Ensems de Valencia, a Temporada ESM Lisboa, Festival de Música Atual de Badajoz, Xornadas de Santiago de Compostela, Ciclo de Música Contemporânea do Museu Vostell, etc.
Realizaram a estreia absoluta de mais de 60 obras, muitas delas graças ao apoio do CNDM e da Sociedade Filarmónica de Badajoz. As suas propostas de concertos têm ocorrido principalmente em ciclos de divulgação e promoção da música contemporânea, mas propõem também combinações musicais, em que o repertório atual se integra com o repertório de épocas passadas.
O grupo foi alvo de críticas extraordinárias em várias ocasiões, nas quais tanto o seu elevado nível de interpretação como a originalidade, o risco e a solidez dos seus programas têm sido regularmente destacados.
ORGANIZAÇÃO: SÍNTESE GRUPO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA
APOIO: DIRECÇÃO-GERAL DAS ARTES
Jordi Francés direcção
Elsa Sánchez violino
Iván Siso violoncelo
Jesús Gómez flauta
Alfonso Pineda clarinete
Javier González saxofone
Beatriz González piano
Sarai Aguilera percussão