pt
es
en

Espaços

Bar do Grande Auditório
O bar dos auditórios situa-se no foyer do piso 2, mesmo ao lado do Pequeno Auditório. Tem capacidade para 40 lugares sentados e serve também de espaço de reuniões informais, conferências de imprensa e de tertúlias com artistas e criadores.
Café Concerto
O Café Concerto situa-se no primeiro edifício do TMG e é um café não só para as atividades do Teatro mas também para a cidade. Ao longo dos anos tem mantido uma programação artística e cultural regular com centenas de espetáculos, conferências, tertúlias, apresentações de discos e livros, etc. Com uma lotação de 115 lugares, este espaço é um local de encontro na cidade e disponibiliza gratuitamente acesso à internet via wireless. Dispõe ainda de jornais e revistas para consulta e de uma parede de 8 metros que acolhe exposições temporárias de artes visuais. Nos meses de verão tem também serviço de esplanada. O Café Concerto serve refeições e está aberto de terça a a sábado das 11h00 à 24h00, encerra à segunda, domingo e feriados.
Edifício Polifónico
Edifício de ligação coberta e pedonal entre o parque de estacionamento e a bilheteira do Teatro, constituído por cinco blocos de betão intervalados por passagens de vidro, espelho de água no topo, diferenciação acústica nos seus espaços interiores, duas casas de banho e ajardinamento exterior em volta. Para além da sua primeira vertente funcional de acessibilidade do público, este edifício contribui para enriquecer arquitetonicamente o TMG e serve também para futuras explorações do espaço ao nível de intervenções artísticas (performance, pequenos concertos, exposições, instalações sonoras, etc).
Edifícios do Teatro Municipal da Guarda
O TMG é um conjunto de edifícios da autoria do arquiteto Carlos Veloso. Inaugurado em abril de 2005.
Foyers
Os foyers do Teatro Municipal da Guarda são espaços amplos e luminosos que acolhem o público e os visitantes do TMG. Existe um foyer no piso 0 antes da entrada para o Grande Auditório e outro no piso 2 da entrada para o Pequeno Auditório. Os foyers são também, com alguma regularidade, espaços expositivos e de espetáculos mais intimistas.
Galeria de Arte
Espaço privilegiado de exposição de artes plásticas e visuais contemporâneas. Situa-se no piso 2 do primeiro edifício, por cima do Café Concerto. A Galeria de Arte recebeu, ao longo dos anos, muitas dezenas de exposições de grandes artistas portugueses e estrangeiros como Júlio Pomar, Nadir Afonso, José de Guimarães, Ana Vidigal, Júlio Resende ou Manuel Cargaleiro. É também um espaço para visitas guiadas com escolas e estudantes de artes. A Galeria de Arte abre de Terça a Sexta das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Sala de ensaios
A Sala de Ensaios, situada no piso 2 ao lado do Pequeno Auditório, é um espaço polivalente, amplo, luminoso e acusticamente isolado. Serve para acolher residências artísticas de criadores, ensaios de música, dança, teatro, exposições e de oficinas/workshops de formação de vários públicos coo estudantes, professores ou público sénior. É o espaço privilegiado para a dinamização das atividades do Serviço Educativo e para pequenos espetáculos intimistas para escolas e outros públicos.
Grande Auditório
O Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda é o local privilegiado das grandes produções. Equipado com fosso de orquestra amovível, tem capacidade para receber grandes companhias de Teatro, Dança, Música ou até mesmo Ópera. Este espaço localiza-se no Piso 0 do TMG. Com 626 lugares de lotação máxima divididos entre plateia central, duas laterais, fosso de orquestra e balcão, o Grande Auditório está equipado com moderno equipamento técnico de som e de luz. Este espaço serve também para acolher congressos e colóquios nacionais e internacionais.
Pequeno Auditório
Situado no 2º piso do TMG, o Pequeno Auditório recebe uma grande variedade de espetáculos e de tipologias artísticas como teatro, música, dança, cinema, novo circo ou conferências. Este espaço tem capacidade para 160 lugares.
Parque de estacionamento
O Teatro Municipal da Guarda tem um parque de estacionamento com três pisos com capacidade máxima de 175 lugares para viaturas. Este parque está disponível não só para os espetadores do Teatro mas também para os visitantes da própria cidade. O parque tem um tarifário regulamentado, acessível e é possível obter avenças (economicamente mais vantajosas) para quem pretende utilizar mais frequentemente o parque. Este espaço tem vigilância diurna e noturna.