pt
es
en

Educational Service

PLANO NACIONAL DE CINEMA

Ano letivo 2020/2021.

ORIENTADO POR ANA COUTO


O Plano Nacional de Cinema tem como objetivo principal fazer chegar a linguagem cinematográfica ao maior número possível de jovens de forma a criar a ponte entre a atualidade e a herança que o cinema criou ao longo da sua existência e que assume uma influência inegável no desenvolvimento de qualquer sociedade. Este plano propõe-se promover a literacia na leitura e interpretação de imagens em movimento, por oposição à infindável produção de conteúdos com que somos confrontados diariamente, nos produtos criados pelos media e publicidade. Em simultâneo propõe-se aprofundar, junto de alunos e professores, a capacidade de interpretação dos filmes mais emblemáticos da cultura ocidental e refletir sobre a sua contribuição para o nosso desenvolvimento cultural, social e pessoal.

Org. Cineclube da Guarda, TMG/CMG, Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque e Agrupamento de Escolas da Sé e Ensiguarda / Ano letivo 2020/2021



À DESCOBERTA DO TEATRO MUNICIPAL

VISITA GUIADA AO TEATRO

ORIENTADO POR CARLOS ANTUNES


Visita sujeita a inscrição prévia gratuita [geral@tmg.com.pt ou 271 205 240]

90m | Limitada a 50 Participantes | M /4

Horário a definir na marcação



Viagem SONORA

ORIENTADA POR ÉLIA FERNANDES


Destinatários: Pré-Escolar e 1º Ciclo, grupos organizados de idosos e crianças com necessidades especiais

Horário: 14h30 às 16h - segunda a sexta-feira

Marcações: caixinhamusica@gmail.com e 271205240.


“Viagem Sonora”, sendo um projeto na área da educação artística, irá promover nos grupos participantes a criatividade e diversas competências expressivas musicais. Trata-se de um projeto lúdico (decorre ao longo do ano) com três momentos diferentes que proporcionam experiências distintas na abordagem às qualidades do som. Para tal, serão utilizados três diferentes espaços do Teatro Municipal da Guarda, recorrendo a jogos expressivos e musicais, como orquestra de instrumentos, exploração de um instrumento e dança.



ANALÓGICA 15

Oficinas de Fotografia em residência (setembro 2020)

CRIAÇÃO E ORIENTAÇÃO: ANA COUTO & MIGUEL SILVA


Residência artística dos dois criadores que decorre em setembro de 2020 para testagem e experimentação de vários processos alternativos de fotografia: revelação fotográfica; processos químicos; técnicas de cianotipia; câmaras pin-hole; laboratório de fotografia; fotogramas, etc. com vista à criação de oficinas de fotografia para diferentes públicos.


No final de setembro estes processos fotográficos serão mostrados e experimentados na ASTA - Associação Socio-Terapêutica de Almeida.


Haverá uma mostra dos trabalhos finais no TMG numa data a definir.