pt
es
en

Serviço Educativo

PLANO NACIONAL DE CINEMA Ano letivo 2018/2019.


O Plano Nacional de Cinema tem como objetivo principal fazer chegar a linguagem cinematográfica ao maior número possível de jovens de forma a criar a ponte entre a atualidade e a herança que o cinema criou ao longo da sua existência e que assume uma influência inegável no desenvolvimento de qualquer sociedade. Este plano propõe-se promover a literacia na leitura e interpretação de imagens em movimento, por oposição à infindável produção de conteúdos com que somos confrontados diariamente, nos produtos criados pelos media e publicidade. Em simultâneo propõe-se aprofundar, junto de alunos e professores, a capacidade de interpretação dos filmes mais emblemáticos da cultura ocidental e refletir sobre a sua contribuição para o nosso desenvolvimento cultural, social e pessoal.


ORG. Cineclube da Guarda, TMG/CMG, Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque e Agrupamento de Escolas da Sé.

Marcação das Sessões de Cinema no início do ano letivo.



Visita Guiada às Exposições da Galeria de Arte


Orientada por Ana Couto

Destinatários: M6 | Duração aproximada: 60M

Horário: a definir na marcação | Limite: 25 participantes por visita

Visita sujeita a inscrição prévia GRATUITA (geral@tmg.com.pt)


Tendo como ponto de partida as obras expostas na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda (pintura, fotografia ou escultura), convidam-se os participantes a conhecer e explorar a linha artística apresentada e suas obras, criando, através de dinâmicas e jogos pedagógicos, um processo de mediação entre o artista e os visitantes. Estas visitas pretendem desenvolver o sentido crítico e estético nas crianças e jovens.



À DESCOBERTA DO TEATRO MUNICIPAL


VISITA GUIADA AO TEATRO

SOB UMA PERSPETIVA PEDAGÓGICA

VISITA sujeita a inscrição prévia GRATUITA [geral@tmg.com.pt ou (+351) 271 205 240]

90M / LIMITADA A 50 PARTICIPANTES / M/4 horário a definir na marcação


Que segredos esconde o TMG? Como são os camarins onde os artistas se preparam para os espetáculos? O que é uma “régie” técnica? Para que servem tantos projetores de luz? E o fosso de orquestra, o que é? Quem desenhou o Teatro? Quantos concertos, teatros e outros espetáculos já passaram no TMG ao longo de mais de dez anos? Esta visita visa responder a estas e outras perguntas.



Viagem SONORA


ORIENTADA POR ÉLIA FERNANDES

Destinatários: Pré-Escolar e 1º Ciclo, grupos organizados de idosos e crianças com necessidades especiais

Horário: 14h30 às 16h - segunda a sexta-feira

Marcações: caixinhamusica@gmail.com e (+351) 271 205 240


“Viagem Sonora”, sendo um projeto na área da educação artística, irá promover nos grupos participantes a criatividade e diversas competências expressivas musicais. Trata-se de um projeto lúdico (decorre ao longo do ano) com três momentos diferentes que proporcionam experiências distintas na abordagem às qualidades do som. Para tal, serão utilizados três diferentes espaços do Teatro Municipal da Guarda, recorrendo a jogos expressivos e musicais, como orquestra de instrumentos, exploração de um instrumento e dança.



Música & Estórias & Memórias


ORIENTADA POR Salete Pinto (Serviço Educativo do TMG/ICAA)

Destinatários: Utentes de Instituições Sociais, Centros de Dia e Lares de Terceira Idade

Mediante inscrição prévia ((+351) 271 205 240)

Duração Aproximada: 75M

Horário: 14h30 Às 15h45 Segunda a sexta


Música & Estórias & Memórias assenta em abordagens pedagógicas informais de animação sociocultural como estratégia de intervenção e compensação de regeneração do corpo e da mente. A atividade de animação musical parte à redescoberta das canções e estórias de tempos idos, com resultados imediatos e efetivos, apontando múltiplas origens que surgem através de instrumentos tradicionais associados à cultura popular. Chamando sons e ritmos de todos os cantos de Portugal, a música enche a Sala de Ensaios do TMG com instrumentos de percussão e um acordeão diatónico numa experiencia sensorial. A festa é nossa e é animada a partir de exercícios simples, descobrimo-nos. Juntos somos uma orquestra.